domingo, 9 de janeiro de 2011

Privilégios, na ponta do seu nariz.

Alguns comentários ainda me surpreendem, acho que é por causa dessa minha babaquice inocência que me faz ter esperança nas pessoas.

Acordei cedo (leia-se 11h) para ir ao banco. Na fila, havia dois homens brancos, por volta dos 50 anos, conversando. Eu evitava prestar atenção, porém eles falavam em um tom que tornava impossível concentrar-se em outra coisa. Foi aí que um deles afirmou que mulheres têm vantagens na sociedade, pois nenhum homem consegue dizer "não" a uma mulher bonita.

Para a surpresa dos que me conhecem, não, eu não me meti na conversa. Mas vontade não faltou. Fiquei refletindo, quase sem acreditar. É sério que alguém acredita que ser mulher, em pleno patriarcado, reflete uma vantagem?

Que grande vantagem temos em depender exclusivamente da aparência física para conseguir algo? Porque só é vantagem se for bonita, né? Ou seja, se estiver dentro dos padrões impostos. E que tipo de vantagens os homens não conseguem negar às tais mulheres bonitas? Imagino que seja algo relevante, como salários iguais. Opa! As mulheres recebem, em média, 34% menos que os homens para desempenhar a mesma função.

Existem desvantagens em ser homem? Claro. Eu não preciso, por exemplo, servir ao Exército. Ainda assim, não são comparáveis à quantidade de desvantagens de ser do sexo feminino.

Qual é a vantagem de, por mais talentosa ou competente que a mulher seja, ter que ser ecrava de dietas, maquiagens e sapatos de salto alto (que machucam e deformam os pés)? Afinal, se você não “se cuida”, é relaxada, "pouco feminina” (o que é ser feminina?).

Homens não têm que deixar de ir à praia ou de usar uma roupa mais leve só porque não puderam perder umas horas fazendo depilação, procedimento extremamente doloroso. Engraçado, pêlos só são considerados “anti-higiêncos” em mulheres.

É um privilégio masculino poder sair sozinho sem medo de ser estuprado, não ter que ouvir cantadas desrespeitosas e invasivas, não ser assediado no trabalho, não ter sua vida sexual julgada pela roupa que usa. Ser mulher é ter o corpo avaliado o tempo inteiro, até para ir à padaria.

Alguns citarão casos isolados, exceções, para mostrar como os pobres homens sofrem! Então já adianto: estou falando de forma geral. Quando os dados de homens que sofrem violência doméstica, por exemplo, forem minimamente comparáveis aos de mulheres, conversamos.

Ser mulher é ser julgada pela classe toda. Mulher não sabe dirigir, né? Ser mulher é condenar a classe toda. "Tinha que ser mulher".

Os privilégios começam na infância. Ter joelhos roxos e subir em árvores é muito feio para meninas. Vestidos, laços, penduricalhos limitam os movimentos para as brincadeiras. Os brinquedos femininos são bonecas que choram e mini-cozinhas.

Homens têm liberdade sexual de verdade, não essa de fachada das mulheres. Cito aqui um exemplo: quando eu comento ser a favor dos relacionamentos livres, a reação da maioria é a de achar que eu apenas aceito e não que eu acredito em tal filosofia. Afinal, isso só pode ser coisa de homem. Esses danadinhos, hein? Sempre insaciáveis.

Ao explicar que é uma bandeira que levanto e que raramente encontro homens que topam, finalmente mudam de idéia. Passo a ser considerada puta.

Ser mulher é ter obrigação de ser mãe. Sim, pois “uma mulher só se realiza na maternidade”. Não casou? Ninguém quis, afinal "nenhuma mulher optaria por não ter família". Aliás, já repararam que, na grande maioria das entrevistas com mulheres “bem sucedidas”, há a pergunta de como ela faz para conciliar a carreira e os filhos?

Não, ninguém escolheu ter privilégios, nascer homem, branco, classe média ou heterossexual. Mas eles existem. É tão difícil assim enxergá-los? Eu não estou dizendo que a vida será perfeita, mas, certamente, quanto mais perto você estiver do padrão estabelecido, mais fácil ela será.

Eu, por ser hétero, não tenho medo de ser agredida quando saio de mãos dadas com um homem. Por ser branca, ninguém atravessa a rua para não passar na mesma calçada que eu. Por ser da classe média, nunca passei dias em uma fila de hospital.

Dói muito para os homens o reconhecimento de que sim, eles têm privilégios?
Digo mais, os que negam seus privilégios costumam ser os mesmos que negam seus preconceitos.

3 comentários:

  1. quando nós homens dito fortes tivermos o privilégio de pactuar com uma mente dessas, poderemos nos julgar fortes pq essa mulher garante e assina embaixo suas idéias, convicçoes e teorias. Se fosse homem diriam: esse tem culhao. Ela tem cultura e personalidade. Ela é autentica. Ela é única. Ela é Dothy!!!

    ResponderExcluir
  2. a parte boa dessas ideias todas e q e um filtro bem eficiente pra saber quem deve estar do nosso lado

    :***

    ResponderExcluir
  3. Esteriotipos, arquetipos e padronização.
    É incrivel como um mundo onde a criatividade impera, como o da moda, ainda encontra-se preso a padrões impostos por uma sociedade débil! Padrões estes que refletem a minoria das mulheres, fazendo com que todas outras tenham de se mutilar para encaixar nos niveis estabelecidos.
    É fato, julgamos pela capa, estamos até o pescoço de preconceitos enraizados em nossa psique sem ao menos nos darmos conta, estamos sempre nos mesmos circulos sociais cercados do mesmo tipo de pessoa e nunca estamos interessados no ser humano em si, apenas em sua aparencia ou beneficios que ele possa nos trazer.

    ResponderExcluir