São seis vídeos protagonizados por Marisa Orth, Mônica Iozzi e Dani Calabresa, nos quais homens são tratados como as mulheres costumam ser em diversas produções publicitárias: esteriótipos humilhantes. Foram chamados de burros, incapazes, preguiçosos, sujos.
Nos vídeos, os homens são comparados a cachorros e a homens das cavernas. Em um deles, Marisa diz que homens têm apenas cinco utilidades, dentre elas matar baratas e abrir potes.
Obviamente, os comentários masculinos são indignados. E vocês têm razão, rapazes. Sim, vocês têm o direito de sentirem-se ofendidos com os comerciais.
As mulheres não devem se sentir vingadas. As feministas não gostaram dos vídeos.
As propagandas, mesmo querendo mostrar um suposto girl power, são machistas. E é isso que os homens têm que entender: o machismo também os oprime. Os comerciais que reduzem vocês a babacas são frutos do machismo que, até as propagandas de cerveja, alguns de vocês não achavam tão ruim assim.
Nós, feministas, não queremos uma guerra de sexos. Queremos homens e mulheres unidos em prol do bem comum.
Quanto ao suposto girl power, quero avisar à Bombril que mulheres evoluídas não são mulheres que mandam em casa. Queremos igualdade em todos os ramos da sociedade. Não queremos homens que ajudem no serviço doméstico: queremos homens que dividam o serviço. Sexismo de qualquer forma não nos serve!
(Indico este texto ótimo que a Marjorie escreveu sobre este assunto.)
Olá, gostei do texto. Escrevi uma nota de repúdio à essa campanha publicitária, porém, alguns comentários não foram muito construtivos.
ResponderExcluirEssa propaganda é um prejuízo à luta a favor da eqüidade de gênero, não existe nada de positivo na tal.
Att.
Anderson
Concordo mesmo contigo, Dothy. só acrescento que, além disso, os filmes são RUINS mesmo: sem graça e velhos. Bem, ruim é ruim, nem precisa de explicaçao.
ResponderExcluir